Produção de um bom texto
Você acha que um prédio pode ser construído sem nenhum tipo de planejamento?
Certamente, que não. Nem mesmo uma casa, por mais humilde que seja pode ser construída dessa forma, sem nenhum tipo de planejamento nenhum problema.
Seria necessário calcular a área a ser construída, a quantidade de dinheiro a investir e de material a ser utilizada, dentre outras coisas mais.
Portanto, é preciso que todo um planejamento anterior à construção seja feito e bem pensado para evitar qualquer tipo de problema na conclusão daquela obra. O mesmo processo de planejamento deve ocorrer na elaboração de um texto.
A produção de um texto requer um planejamento, que, nesse caso, é anterior à escrita.
É necessário pensar em diversos aspectos, em seu contexto de produção, pois ele parte de uma necessidade de comunicação.
Dentro da escola, esse contexto de produção é marcado por um comando de produção que envolve: o Gênero discursivo/textual (carta, artigo de opinião, relato…), o público leitor, um propósito (finalidade, objetivo, motivo pelo qual vai escrever), o contexto de circulação e o uso social da linguagem e suas convencionalidades.
Para que se possa efetivar a escrita e produzir um texto que, além de ser bom, cumpra os objetivos a que se propõe, precisamos planejar, rascunhar, ler e revisar, ter um olhar atento as convenções ortográficas, pontuação, acentuação, ser claro e objetivo.
RESUMINDO: Escrita, revisão e reescrita:
Para garantir um bom texto, é fundamental que você esteja atento a proposta de produção. Após a escrita, devemos atuar como leitores, a fim de identificar algum desvio e verificar se a mensagem está, de fato, clara, se há repetições de ideias ou palavras que afetam a produção e que devem ser eliminadas por elementos coesivos (pronomes, sinônimos…). Se houver contradições é necessário eliminar, pois afeta a coerência do texto e, isso não pode acontecer.
Eliminados os problemas, o texto estará pronto para ser devidamente apresentado em sua versão final, para que possa ser avaliado, ou apreciado pelos seus colegas.
Para escrever um bom texto, então, é necessário: fazer um planejamento prévio, que inclui as seguintes etapas:
Retomar o que já estudou sobre o assunto, anotar tópicos principais e ordenar as ideias;
Retomar o comando de produção, prestando atenção no que lhe é solicitado;
Pensar no público leitor e definir a linguagem a ser utilizada, bem como o contexto de circulação;
Analisar as características e os objetivos do gênero textual que será usado atentar para a ordenação lógica das ideias apresentadas, dividindo-as em parágrafos;
Revisar o texto; reescrever o texto, se necessário.
Ordenação lógica: Quando se trata de transmitir ideias aos leitores, é fundamental pensar em como apresentá-las de maneira que sejam entendidas sem nenhum tipo de problema. Em diversos textos, podemos observar que as ideias seguem uma ordem lógica para facilitar a construção do pensamento e o entendimento do leitor.
Assim, a divisão em parágrafos é a melhor forma de construir essa ordem lógica.
E comum, ao longo da vida escolar, escutarmos que os textos precisam ser divididos em parágrafos.
Mas, afinal, o que é um parágrafo? E a unidade textual que apresenta uma ideia central, podendo apresentar ideias secundárias para dar suporte àquela mais forte.
Assim, compreendemos como parágrafo, o conjunto de frases centradas em uma ideia.
Não se esqueça:
Ninguém vai ser um bom produtor de texto se não for um bom leitor! Para ter o que escrever precisamos de conhecimento, isso adquirimos com a leitura