3ª Série do Ensino Médio
Disciplina: Língua Portuguesa
Tema: O Homem que Sabia Javanês – Contexto do Pré-Modernismo
Duração: 2 aulas de 50 minutos cada
📌 EM13LP01 – Identificar e analisar elementos históricos e culturais que influenciam a produção literária.
📌 EM13LP23 – Compreender e interpretar textos de diferentes gêneros e épocas.
📌 EM13LGG704 – Desenvolver argumentação crítica baseada em obras literárias.
📌 Participação na discussão e pesquisa.
📌 Desempenho nas questões do simulado.
📌 Capacidade de argumentação e análise crítica na interpretação do conto.
Extensão: Sugerir a leitura de outras obras de Lima Barreto e um debate sobre como sua crítica social ainda se aplica ao Brasil atual.
Simulado – O Homem que Sabia Javanês e o Pré-Modernismo
Instruções: Leia atentamente as questões e marque a alternativa correta. Ao final, consulte o gabarito comentado para conferir suas respostas.
1. (ENEM) O conto “O Homem que Sabia Javanês” de Lima Barreto apresenta uma crítica à:
(A) valorização da meritocracia na sociedade brasileira.
(B) superficialidade do conhecimento e o oportunismo social.
(C) ascensão social dos imigrantes no Brasil.
(D) importância da literatura como meio de ascensão social.
(E) necessidade de aprendizado autodidata.
2. Sobre o contexto literário do Pré-Modernismo, é correto afirmar que:
(A) O movimento valorizava a linguagem rebuscada e os ideais românticos.
(B) Seus autores apresentavam uma visão idealizada da sociedade brasileira.
(C) Caracteriza-se pelo regionalismo, denúncia social e crítica às desigualdades.
(D) É uma continuação direta do Parnasianismo.
(E) Defendia a ausência de crítica social nas obras literárias.
3. Qual das características a seguir NÃO está presente no conto “O Homem que Sabia Javanês”?
(A) Crítica à hipocrisia social.
(B) Linguagem coloquial e acessível.
(C) Personagens idealizados e heroicos.
(D) Realismo na representação das relações sociais.
(E) Humor e ironia na construção do enredo.
4. Lima Barreto foi um dos principais escritores do Pré-Modernismo. Sua literatura é marcada por:
(A) Crítica social e denúncia das desigualdades.
(B) Uso de linguagem rebuscada e academicista.
(C) Idealização do sertanejo como herói nacional.
(D) Forte influência da mitologia clássica.
(E) Obras focadas exclusivamente na elite brasileira.
5. O título “O Homem que Sabia Javanês” pode ser interpretado como uma:
(A) sátira ao conhecimento acadêmico superficial.
(B) homenagem à cultura javanesa.
(C) crítica ao ensino tradicional do século XX.
(D) defesa da erudição e do estudo formal.
(E) metáfora sobre a imigração no Brasil.
6. (Fuvest) No conto, o protagonista Castilho consegue enganar diversas pessoas ao fingir saber Javanês. O que essa situação revela sobre a sociedade retratada por Lima Barreto?
(A) A sociedade valoriza apenas o conhecimento prático e concreto.
(B) A aparência de conhecimento é mais importante do que o conhecimento real.
(C) O ensino formal impede que as pessoas adquiram cultura.
(D) O estudo de línguas estrangeiras era incentivado e acessível a todos.
(E) A ascensão social era determinada exclusivamente pelo mérito.
7. No Pré-Modernismo, os escritores buscavam:
(A) Reproduzir os ideais clássicos e renascentistas.
(B) Representar a realidade brasileira sem idealizações.
(C) Criar uma literatura universal, sem referências ao Brasil.
(D) Evitar qualquer crítica à política e à sociedade.
(E) Utilizar exclusivamente a poesia como meio de expressão.
8. No conto, o protagonista se aproveita da ingenuidade dos outros para ascender socialmente. Isso pode ser comparado a qual outra obra literária brasileira?
(A) “Memórias Póstumas de Brás Cubas” – Machado de Assis.
(B) “Vidas Secas” – Graciliano Ramos.
(C) “Iracema” – José de Alencar.
(D) “Senhora” – José de Alencar.
(E) “Os Sertões” – Euclides da Cunha.
9. Qual das alternativas representa um tema central do conto “O Homem que Sabia Javanês”?
(A) O valor do conhecimento verdadeiro.
(B) A crítica à hipocrisia e às aparências sociais.
(C) A importância da perseverança nos estudos.
(D) A superação das dificuldades por meio do aprendizado.
(E) A valorização da tradição oral.
10. O humor presente na obra de Lima Barreto está diretamente relacionado a:
(A) Situações exageradas que expõem o ridículo da sociedade.
(B) Trocadilhos e jogos de palavras sem função crítica.
(C) Narrativas sem compromisso com a realidade.
(D) Criação de personagens caricaturais sem conexão com o real.
(E) Um enredo fantástico e fantasioso.
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