Plano de Aula: A Poesia Modernista de Oswald de Andrade

Esse plano de aula visa proporcionar uma compreensão aprofundada da poesia modernista de Oswald de Andrade, preparando os alunos para questões que podem aparecer em provas de vestibular, além de incentivar a reflexão crítica sobre a literatura brasileira.

No fim, o gabarito comentado oferece uma explicação detalhada das respostas corretas, ajudando os alunos a entenderem melhor o conteúdo e as intenções por trás dos poemas de Oswald de Andrade.

Contextualização:

No início do século XX, o Brasil vivia um período de intensas transformações culturais e artísticas, impulsionadas pelo movimento modernista. Esse movimento, cujo auge foi a Semana de Arte Moderna de 1922, buscava romper com as tradições europeias e criar uma arte verdadeiramente brasileira, que refletisse as singularidades e contradições do país.

Oswald de Andrade foi uma das figuras mais influentes do modernismo no Brasil, conhecido por sua linguagem irreverente, irônica e crítica. Sua obra é marcada pela subversão dos valores estabelecidos e pela crítica à herança colonial, utilizando uma linguagem que mistura o erudito e o popular para refletir a realidade brasileira.

Vamos agora explorar três de seus poemas que capturam diferentes aspectos dessa crítica:

  • Erro de Português: Um poema que ironiza o impacto da colonização portuguesa no Brasil, subvertendo a narrativa histórica ao imaginar uma inversão de papéis entre o português e o índio.
  • Pronominais: Um poema que aborda a questão da linguagem e da identidade nacional, criticando as normas gramaticais impostas pela cultura erudita e valorizando a fala popular brasileira, que transcende as divisões raciais e sociais.
  • Há poesia: Um poema que celebra a presença da poesia no cotidiano, mostrando que a beleza e o significado podem ser encontrados tanto na dor quanto na simplicidade da vida.

Esses poemas de Oswald de Andrade, presentes na obra Poesias Reunidas, são exemplos brilhantes de como o modernismo brasileiro utilizou a poesia como ferramenta de crítica social, questionando as normas e exaltando a autenticidade da cultura brasileira.

Objetivo Geral:

  • Analisar a poesia modernista de Oswald de Andrade, compreendendo seu contexto histórico, suas características literárias e suas críticas sociais e culturais.

Objetivos Específicos:

  • Identificar as principais características do Modernismo no Brasil.
  • Interpretar e discutir os poemas “Erro de Português”, “Há poesia”, e “Pronominais”.
  • Refletir sobre a crítica social e cultural presente nos poemas.
  • Aplicar os conhecimentos adquiridos em um simulado, preparando os alunos para o vestibular.

Conteúdo:

  • Contexto histórico do Modernismo no Brasil.
  • Análise dos poemas “Erro de Português”, “Há poesia”, e “Pronominais”.
  • Discussão sobre a subversão de normas e a valorização da cultura popular.

Metodologia:

  1. Aula Expositiva (30 minutos):
    • Introdução ao Modernismo no Brasil, com foco na Semana de Arte Moderna de 1922 e na figura de Oswald de Andrade.
    • Apresentação dos três poemas e breve explicação sobre o contexto em que foram escritos.

Apresentaremos a seguir três poemas de Oswald de Andrade:

Texto I:

Erro de Português
Quando o português chegou
Debaixo de uma bruta chuva
Vestiu o índio
Que pena!
Fosse uma manhã de Sol
O índio tinha despido
O português.


Texto II
Há poesia
Na dor
Na flor
No beija-flor
No elevador

Texto III

Pronominais
Dê-me um cigarro
Diz a gramática
Do professor e do aluno
E do mulato sabido
Mas o bom negro e o bom branco
Da Nação Brasileira
Dizem todos os dias
Deixa disso camarada
Me dá um cigarro

Eles se encontram na obra:
Oswald de Andrade. Poesias reunidas.

  1. Leitura e Interpretação (30 minutos):
    • Leitura em voz alta dos três poemas, com participação dos alunos.
    • Discussão coletiva sobre o significado dos poemas e as críticas implícitas neles.
    • Análise das características modernistas presentes nos textos, como a quebra de normas gramaticais, a ironia, e a valorização do cotidiano.
  2. Atividade em Grupo (20 minutos):
    • Divisão da turma em grupos para discutir e interpretar um dos poemas em detalhes.
    • Cada grupo deve identificar a crítica social ou cultural presente no poema e preparar uma breve apresentação.
  3. Apresentação dos Grupos (20 minutos):
    • Cada grupo apresenta suas conclusões para a turma.
    • Debate sobre as diferentes interpretações e a relevância das críticas feitas por Oswald de Andrade.
  4. Simulado (30 minutos):
    • Aplicação de um simulado com questões de múltipla escolha e discursivas, baseadas nos poemas e no conteúdo discutido.

Simulado:

Parte I: Múltipla Escolha (10 questões)

  1. Sobre o poema “Erro de Português”, é correto afirmar que:
    • (A) Critica a superioridade cultural dos indígenas.
    • (B) Ironiza a colonização portuguesa.
    • (C) Exalta a gramática normativa.
    • (D) Defende a aculturação indígena.
  2. No poema “Pronominais”, Oswald de Andrade:
    • (A) Defende a gramática formal.
    • (B) Critica o uso da linguagem popular.
    • (C) Valoriza a fala popular brasileira.
    • (D) Demonstra a superioridade da língua portuguesa.
  3. O Modernismo no Brasil teve como uma de suas características:
    • (A) A valorização da cultura europeia.
    • (B) A defesa do academicismo literário.
    • (C) A ruptura com a tradição literária e a busca por uma identidade nacional.
    • (D) A adoção irrestrita das normas gramaticais.

(Continue com questões sobre interpretação dos poemas e características do Modernismo.)

Parte II: Discursiva (2 questões)

  1. Explique como Oswald de Andrade utiliza a ironia para criticar a colonização portuguesa no poema “Erro de Português”.
  2. Analise a importância da fala popular no poema “Pronominais” e como ela reflete a crítica social do poeta.

Recursos Didáticos:

  • Projetor para apresentação do contexto histórico e dos poemas.
  • Cópias dos poemas para todos os alunos.
  • Quadro e pincéis para anotações.

Avaliação:

  • Participação nas discussões em grupo e na aula expositiva.
  • Qualidade das apresentações feitas pelos grupos.
  • Desempenho no simulado.

Gabarito Comentado:

Parte I: Múltipla Escolha

  1. (B) Ironiza a colonização portuguesa.
    • Comentário: O poema “Erro de Português” usa a ironia para subverter a narrativa tradicional da colonização, sugerindo que, se as circunstâncias fossem diferentes, o indígena teria “despido” o português, invertendo os papéis de dominador e dominado.
  2. (C) Valoriza a fala popular brasileira.
    • Comentário: No poema “Pronominais”, Oswald de Andrade destaca a linguagem coloquial, preferida pelo “bom negro e o bom branco”, em contraste com a linguagem normativa imposta pela gramática, evidenciando a valorização da cultura popular.
  3. (C) A ruptura com a tradição literária e a busca por uma identidade nacional.
    • Comentário: O Modernismo brasileiro, especialmente com figuras como Oswald de Andrade, foi marcado pela ruptura com as normas tradicionais e a busca por uma expressão autêntica da realidade e identidade brasileira.

(Outras questões de múltipla escolha seguirão o mesmo formato, comentando o conteúdo e a lógica por trás da resposta correta.)

Parte II: Discursiva

  1. Explique como Oswald de Andrade utiliza a ironia para criticar a colonização portuguesa no poema “Erro de Português”.
    • Comentário: Oswald de Andrade utiliza a ironia ao imaginar uma situação inversa da história oficial, onde o indígena poderia ter despido o português se o contexto fosse outro. Essa inversão serve para criticar a violência cultural e a imposição dos valores coloniais sobre as populações nativas do Brasil.
  2. Analise a importância da fala popular no poema “Pronominais” e como ela reflete a crítica social do poeta.
    • Comentário: A fala popular no poema “Pronominais” representa a autenticidade e a resistência das culturas afro-brasileira e popular frente à imposição da língua culta. Ao valorizar expressões coloquiais como “Me dá um cigarro”, Oswald de Andrade critica a elitização da língua e sugere que a verdadeira língua da Nação Brasileira é a que emerge do povo, transcendo divisões raciais e sociais.