Plano de Aula: “Favela” de Tarsila do Amaral – Contextualização Histórica e Análise Crítica
Eixo: Artes Visuais e História
Neste plano de aula, vamos explorar a obra ‘Favela’ de Tarsila do Amaral, uma das figuras centrais do Modernismo brasileiro. Através da análise da obra, discutiremos o contexto histórico do Brasil na época, marcado pela urbanização e o crescimento das favelas, e como Tarsila utilizou sua arte para refletir sobre a desigualdade social. A atividade de releitura permitirá que os alunos expressem suas próprias perspectivas sobre o tema, incentivando uma reflexão crítica sobre a realidade social e o papel da arte como uma forma de comunicação e questionamento.
PARA O PROFESSOR:
Conteúdo:
- Imagem: Ponto e composição: figuração, abstração e deformação.
- Citação e releitura: Pintura bidimensional e desenho.
- Movimentos: Modernismo brasileiro e arte popular.
- Contexto Histórico: Urbanização e desigualdade social no Brasil.
- Arte e Sociedade: Reflexão crítica sobre a representação das favelas e das classes sociais na arte.
Objetivo:
- (EF15AR02) Explorar e reconhecer elementos constitutivos das Artes Visuais, como ponto, linha, forma, cor, espaço e movimento.
- (EF15AR04) Experimentar diferentes formas de expressão artística, utilizando técnicas convencionais e não convencionais.
- Reflexão Crítica: Desenvolver um olhar crítico sobre a representação das favelas na arte e discutir seu papel e valor na sociedade.
Materiais:
- Imagem da obra “Favela” de Tarsila do Amaral.
- Lápis de cor, giz de cera, tinta, papéis para desenho.
- Computador ou tablet para pesquisa (se disponível).
- Texto de apoio sobre o contexto histórico e social da obra e do Modernismo brasileiro.
Procedimentos:
- Abertura (10 minutos):
- Apresentar a obra “Favela” de Tarsila do Amaral, situando-a no contexto do Modernismo brasileiro e da vida da artista.
- Explicar a importância de Tarsila como uma das principais figuras do movimento modernista no Brasil e seu papel em retratar a realidade brasileira.
- Atividade 1: Contextualização Histórica (20 minutos):
- Discutir o contexto histórico da urbanização no Brasil na época em que Tarsila criou “Favela”.
- Abordar o crescimento das cidades, a migração de populações rurais para os centros urbanos e o surgimento das favelas como uma resposta à falta de moradia adequada.
- Explorar como a obra de Tarsila reflete essas mudanças sociais e a questão da desigualdade.
- Atividade 2: Análise Visual e Reflexão Crítica (30 minutos):
- Dividir os alunos em grupos para analisar os elementos visuais da obra, como as cores, as formas e a composição.
- Discutir como Tarsila utiliza a abstração e a deformação para representar as favelas, e o que isso pode sugerir sobre sua visão da realidade social.
- Levantar questões como: “O que a obra nos diz sobre a vida nas favelas?” e “Como a arte pode ser uma ferramenta para a crítica social?”
- Atividade 3: Releitura Artística (40 minutos):
- Orientar os alunos a criarem suas próprias releituras de “Favela”, utilizando técnicas e materiais disponíveis.
- Incentivar a expressão de suas perspectivas sobre o tema, incluindo elementos que representem a realidade atual das favelas e a desigualdade social.
- Discussão e Apresentação (20 minutos):
- Cada grupo apresentará sua obra, explicando suas escolhas artísticas e o que elas representam.
- Refletir sobre como as releituras se conectam com a obra original de Tarsila e com a realidade social atual.
Avaliação:
- Participação nas discussões e atividades.
- Compreensão do contexto histórico e social da obra.
- Capacidade de análise crítica e reflexão sobre o tema.
- Criatividade e originalidade na releitura da obra.
Fechamento:
- Finalizar a aula com uma discussão sobre o papel da arte na sociedade e como ela pode ser usada para refletir e questionar questões sociais.
- Sugerir que os alunos pesquisem outras obras de Tarsila do Amaral e de artistas contemporâneos que abordam temas sociais, para ampliar a discussão em casa ou em futuras aulas.
“Morro da Favela” e o Significado do Termo Favela
A obra “Morro da Favela” é uma representação icônica da vida nas comunidades populares do Rio de Janeiro, Brasil. Criada pelo artista brasileiro Tarsila do Amaral, a pintura faz parte do movimento modernista brasileiro e retrata a realidade das favelas, que surgiram como consequência da urbanização acelerada e da desigualdade social no país.
O termo “favela” originou-se no final do século XIX, quando soldados que retornaram da Guerra de Canudos se estabeleceram em um morro no Rio de Janeiro, onde havia uma planta chamada “favela” (Cnidoscolus quercifolius), típica da região de Canudos. As primeiras comunidades que surgiram nesses morros, devido à falta de habitação adequada, começaram a ser chamadas de favelas. Com o tempo, o termo passou a designar assentamentos urbanos precários, caracterizados pela falta de infraestrutura básica e serviços públicos.
Na obra “Morro da Favela,” Tarsila captura a vibrante vida comunitária e a complexidade dessas áreas, ao mesmo tempo em que destaca a marginalização social e econômica de seus moradores. A representação das favelas na arte é uma maneira de chamar a atenção para as condições de vida desiguais e os desafios enfrentados por aqueles que vivem nessas comunidades. A pintura de Tarsila, com seu estilo único de formas simplificadas e cores vibrantes, convida o espectador a refletir sobre a realidade social e a diversidade cultural do Brasil.
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