A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) estabelece os conteúdos e objetivos para a Educação Física, que geralmente incluem habilidades motoras, conhecimento sobre o corpo e suas possibilidades de movimento, noções de saúde e bem-estar, além de aspectos culturais e sociais relacionados à prática de atividades físicas.
Para criar um plano de aula com a brincadeira “O Gato e o Rato”, podemos alinhar os objetivos da BNCC com os aspectos físicos, sociais e cognitivos envolvidos nessa atividade. Aqui está uma proposta de plano de aula:
Objetivos:
Desenvolver habilidades motoras básicas, como correr, esquivar e perseguir.
Promover a interação social e a cooperação entre os participantes.
Estimular a atenção e a concentração durante a execução da atividade.
Explorar estratégias de movimento e tomada de decisão em um contexto lúdico.
Valorizar a importância do respeito às regras e aos colegas durante o jogo.
Conteúdos:
Habilidades motoras: Correr, esquivar, mudar de direção.
Socialização e cooperação: Compartilhar espaços, respeitar turnos, colaborar em equipe.
Estratégias de jogo: Planejamento de movimentos, antecipação de ações dos colegas.
Regras e normas: Compreensão e respeito às regras estabelecidas para a brincadeira.
Plano de aula:1. Aquecimento (10 minutos):
Alongamento geral para preparar o corpo para a atividade.
Jogos dinâmicos para aquecer, como correr em círculo.
2. Introdução ao jogo (5 minutos):
Explicação das regras do jogo “O Gato e o Rato”.
Demonstrações rápidas dos movimentos básicos: correr, esquivar, perseguir.
3. Desenvolvimento da atividade (20 minutos):
Divisão da turma em dois grupos: os “Gatos” e os “Ratos”.
Os “Gatos” devem tentar pegar os “Ratos” enquanto estes tentam escapar.
Cada grupo tem suas estratégias para alcançar seus objetivos.
O professor pode intervir para destacar aspectos como fair play e cooperação.
Sugestão de adaptação:
Descrição da Brincadeira – O Gato e o Rato:
Objetivo: Explorar a noção de altura dos sons (grave e agudo) e praticar a habilidade de audição e movimento.
Materiais:
Um espaço amplo para as crianças se movimentarem livremente.
Música com diferentes características de altura (grave e aguda). Você pode selecionar músicas que contenham uma variedade de instrumentos musicais para enriquecer a experiência auditiva.
Como Jogar:
Preparação:
Explique às crianças que elas vão participar de uma brincadeira musical chamada “O Gato e o Rato”.
Escolha uma criança para ser o “Gato” e outra para ser o “Rato”. Se houver um número grande de crianças, você pode ter mais de um “Gato” e “Rato” para tornar a brincadeira mais dinâmica.
Início da Brincadeira:
Quando a música começar a tocar, os “Ratos” devem se mover pelo espaço enquanto os “Gatos” tentam pegá-los.
Enquanto a música toca, os “Ratos” devem prestar atenção na altura dos sons e se moverem de acordo. Por exemplo, quando a música apresentar sons graves, os “Ratos” podem se mover agachados; quando a música apresentar sons agudos, os “Ratos” podem se mover pulando ou levantando os braços.
Fim da Música:
Quando a música parar, os “Ratos” devem congelar no lugar onde estiverem.
Os “Gatos” podem tentar pegar os “Ratos” que estiverem mais próximos deles.
Troca de Papéis:
Após algumas rodadas, troque os papéis de “Gato” e “Rato” para que todas as crianças tenham a oportunidade de participar de ambos os papéis.
Discussão:
Ao final da brincadeira, reúna as crianças para uma breve discussão sobre as diferentes alturas dos sons que ouviram durante a música e como elas se moveram de acordo com esses sons.
Variações:
Você pode adaptar a brincadeira adicionando elementos de improvisação, como permitir que os “Ratos” usem diferentes tipos de movimentos (andar de costas, se arrastar, etc.) de acordo com a altura dos sons.
Também é possível introduzir obstáculos no espaço de jogo para tornar a brincadeira mais desafiadora e divertida.
Essa brincadeira não só proporciona diversão, mas também ajuda as crianças a desenvolverem habilidades musicais básicas, como percepção de altura dos sons, coordenação motora e noção de ritmo. Divirta-se explorando o mundo da música com “O Gato e o Rato”!
4. Reflexão (10 minutos):
Discussão em grupo sobre o que aprenderam durante o jogo.
Perguntas para os alunos refletirem sobre as estratégias utilizadas, as emoções vivenciadas e a importância da cooperação.
5. Relaxamento (5 minutos):
Atividades de relaxamento para ajudar os alunos a recuperarem a calma após a atividade física intensa.
6. Encerramento (5 minutos):
Breve recapitulação dos principais pontos discutidos durante a aula.
Estímulo para a continuidade da prática de atividades físicas e a importância do trabalho em equipe.
Esse plano de aula combina aspectos lúdicos com objetivos educacionais, alinhados com a BNCC de Educação Física. Adapte conforme necessário às características e necessidades específicas dos alunos e do ambiente de ensino.