Brincadeiras infantis

ATENÇÂO CONCENTRAÇÂO

Atenção, concentração,

Atenção, (3 palmas)

Concentração (3 palmas)

Vai começar, (3 palmas)

Já começou, (3 palmas)

A brincadeira (3 palmas)

Das frutas (3 palmas)

Obs: fale o nome de frutas e as crianças deverão bater palmas toda vez que confirmarem que o nome é de uma fruta. Caso não for fruta não poderão bater palma.

Repita com outros elementos: Cores, roupas, objetos…

ex: Maça (3 palmas)

Banana (3 palmas)

mamão (3 palmas)

amarelo ( )

A atenção é uma função psicológica que deve ser trabalhada e estimulada, caso contrário a criança não desenvolverá sozinha, é uma atividade mediada, portanto necessita de orientação.

Temos que mudar isso, resgatar as brincadeiras de antigamente, cantigas de gerações passadas, é nosso dever e se faz necessário trazer a tona um universo que está quase em extinção.

BATE MONJOLO

Bate Monjolo no pilão

Pega a Mandioca pra fazer farinha

Onde foi parar o tostão?

Já passou para a outra mão!

Brincar com as mãos como no adoletá, só que todos em sintonia, no mesmo ritmo. Podemos colocar uma balinha na mão de cada participante para ficar mais empolgante a brincadeira, e entre eles um objeto representando o tostão (dinheiro).

Uma criança fica ao centro e deverá acompanhar os movimentos. Ao final da canção deverá dizer em qual mal está o tostão!

JOGO DA VELHA

Desenvolvimento:

Jogar o jogo da velha tradicional, só que as peças serão os participantes. Podendo variar com objetos também, para isso devemos escolher dois grupos e ele construirão juntos as regras do jogo.

Podemos jogar também com bambolês ou riscos no chão e caixas de fósforos, um grupo fica com as tampas das caixinhas e o outro fica com a parte de dentro, e um grupo de cada vez joga a caixinha, tentando acertar dentro do bambolê ou do traçado feito no chão;

“Os jogos permitem a troca de papéis, o aprendizado de se colocar no lugar do outro, de ver a mesma situação sob ângulos diferentes. Brinca-se de decidir, escolher, comandar, trabalhar em equipe, perder e ganhar. Tudo isso promove crescimento emocional e social, de forma agradável e dinâmica.”.

MEUS PINTINHOS VENHAM CÁ

Desenvolvimento:

Esse jogo é muito divertido. Um participante será a galinha, um será a raposa e os outros serão

os pintinhos.

A galinha chama:

_ Meus pintinhos venha cá (três vezes)

e os pintinhos respondem:

_ Temos medo da raposa.

Na 3ª vez a galinha responde:

_ A mamãe vai ajudar.

Os pintinhos tentam passar pela raposa e a mamãe pode ajudar, os pintinhos que a raposa conseguir pegar viram raposa e ajudam na captura dos outros pintinhos.