Gênero: Entrevista
Produção de texto
É muito provável que você já tenha lido ou assistido uma entrevista, não é mesmo?
Mas, e você já parou para pensar como esse texto se organiza?
É muito importante compreendermos a organização, pois isso possibilita uma maior autonomia na nossa interação social como leitor, produtor e até mesmo na vivência desse gênero, como nas entrevistas de emprego, por exemplo!
Para isso, vamos assistir um vídeo do canal Educar Sempre, e se você ainda não for inscrito, não deixe de se inscrever!
Vejamos a seguir um texto representativo desse gênero, que inclusive aborda o papel social do Youtube na visão de Maurício Souza em nossa sociedade atual!
Não iremos ler na integra, apenas explorar a composição no suporte de circulação, sua função social linguagem e organização!
- A entrevista é um diálogo.
Vemos aqui que temos duas vozes marcadas. Na cor vermelha, um entrevistador, seguida da resposta de Maurício de Souza, o entrevistado. No caso segue a estrutura pergunta-resposta, porém não é a única forma de ser apresentada, como também pode ser publicado em forma de texto escrito ou apresentação oral.
- O gênero discursivo entrevista é caracterizado pelo diálogo entre um ou mais entrevistadores e entrevistados.
- Pode ter a estrutura de pergunta-resposta ou aparecer inserido em notícias, reportagens e outros gêneros jornalísticos. Porém discurso direto torna a narrativa mais dinâmica e ajuda o leitor a imaginar como aconteceram os fatos.
- As entrevistas têm objetivos variados: o entrevistado pode falar de um fato que testemunhou, expor conhecimentos especializados ou a opinião sobre um tema, fazer o relato de uma experiência pessoal, propostas de trabalho (candidatos), responder a curiosidades sobre a própria vida ou trabalho (no caso de uma personalidade, como o apresentado do cartunista Maurício de Sousa, por exemplo) etc.
- Situações de interação face a face, com troca de turnos, costumeiramente exigem um planejamento mais acelerado e podem resultar em um menor monitoramento das convenções da língua padrão.
- O papel do entrevistador é fundamental para o sucesso de uma entrevista, porque é ele quem conduz o entrevistado.
- As entrevistas geralmente têm início com a apresentação do entrevistado pelo entrevistador.
- Não segue com rigor um roteiro fixo, pois podem surgir outras perguntas no decorrer da entrevista. Cabe ao entrevistador determinar o rumo da entrevista, solicitando o aprofundamento de algumas ideias e a complementação dos dados, indicando um novo assunto etc.
- Diferentemente de um bate-papo, que é um diálogo informal, a entrevista é uma comunicação pública, que chega a muitas pessoas. Por isso, os interlocutores procuram apresentar informações completas e acessíveis, em linguagem adequada ao tema e ao público-alvo.
- Enfim, o sucesso de uma entrevista depende muito do entrevistador, já que este é responsável por conduzir o diálogo. Para fazer isso de modo eficiente, ele precisa produzir perguntas coerentes e interessantes, conhecer bem o conteúdo e o seu entrevistado, como também o público alvo que deseja atingir.
Agora que já aprenderam, vamos colocar o conhecimento em prática?
Proposta de produção:
Escolha uma das propostas. Elabore o roteiro de perguntas e realize a entrevista para ser socializado com a sua turma. Você terá a liberdade de escolher entre o texto escrito e a produção de um vídeo. Em ambos os casos deverá pedir a autorização para seu entrevistado.
01: Educar para paz!
Diante as turbulências vivenciadas em nosso cotidiano faz-se necessário a construção de uma cultura de paz. Porém o que pensam nossas crianças, jovens, adolescentes e professores sobre esse tema?
02: Educação no trânsito:
No Brasil, cerca de 5 pessoas morrem por hora em decorrência de acidentes de trânsito. Esse e outros dados alarmantes mostram a urgência de abordar esse tema nas escolas. É por isso que se faz necessário refletirmos sobre a segurança viária: Protegendo a vida, de hoje e de amanhã. Como a sociedade tem se preocupado com esse tema?
03: As nossas reservas ecológicas pedem socorro! As chamas devastam o pouco que nos restam, poluem o nosso ar e nosso planeta clama por socorro! De quem é a responsabilidade do desenvolvimento de ações sustentáveis? Qual é o nosso papel? O que pensam os estudantes e qual o conhecimento que tem sobre os objetivos do desenvolvimento sustentável?
Não se esqueça:
Você será o entrevistador!
Deverá ler textos sobre o tema escolhido, ter conhecimento prévio sobre o assinto; planejar e elaborar um roteiro de perguntas;
Escolher o seu entrevistado; se for um adulto, explore comparações entre passado e presente dentro do tema escolhido; lembre-se do seu objetivo, o seu entrevistado conseguirá dar as respostas necessárias?
Marque a data da entrevista com antecedência. Explique o objetivo, o motivo da entrevista, peça permissão para entregar o texto o vídeo posteriormente para seu professor ou apresentar para os colegas.
Anote o nome, série/ano/profissão, idade. Cidade em que nasceu/escola em que estuda ou dados que considere relevante.
Se a atividade for em grupo, lembre-se que é um diálogo organizado, divida as funções, quem vai perguntar, quem irá anotar/filmar. Respeite sempre o turno de voz do outro, sem interrupções bruscas, porém se necessário redirecione.
Iniciem a entrevista apresentando o entrevistado e contextualizando a investigação,
isto é, relacionando o convite feito a ele ao objetivo de saber como era a escola no passado.
Cumprimentem o entrevistado e comecem a série de perguntas.
Lembre-se de agir com naturalidade, use gestos e expressões faciais.
Mostre-se atento ao interlocutor e use forma de tratamento adequada (você, a senhora etc.).
Use tom de voz e ritmo adequando.
É professor? Quer uma atividade sobre o conteúdo para usar no Classroom? Entre em contato que compartilhamos com nossos inscritos no canal!